Instituto Pensar - Novo México será representado por mulheres de minorias étnicas

Novo México será representado por mulheres de minorias étnicas

A democrata Deb Haaland, eleita deputada pelo estado do Novo México ? Foto: Reprodução/Twitter Deb Haaland

O estado do Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos, se tornou nesta quarta-feira (4) o primeiro estado a eleger como representantes na Câmara dos Deputados apenas mulheres de minorias étnicas.

Na decisão pelos três assentos do estado, a democrata Deb Haaland, da etnia indígena Laguna Pueblo, foi reeleita; Teresa Leger Fernandez, democrata também eleita, é latina; e a republicana Yvette Herrell, da nação indígena Cherokee, derrotou a democrata no cargo, a latina Xochitl Torres Small.

A democrata Deb Haaland pertence à etnia indígena Laguna Pueblo e foi reeleita para representar a região de Albuquerque, o primeiro distrito do estado.

Teresa Leger Fernandez, também democrata, é latina, e substitui Ben Ray Luján, que agora disputa uma vaga no Senado (e deve vencer). Ela irá representar o terceiro distrito, no norte do Novo México.

A republicana Yvette Herrell, da nação indígena Cherokee, derrotou a deputada democrata que ocupava o cargo, a latina Xochitl Torres Small. Ela irá representar o segundo distrito, o maior do Novo México, que abrange o sul do estado. A região é, historicamente, mais republicana que o resto do estado, que vota democrata (o candidato Joe Biden venceu por lá).

Herrell escreveu para os eleitores em sua página no Twitter.

É a honra da minha vida ser eleita para servir #NM02?, disse a deputada eleita, se referindo ao segundo distrito.

Com a vitória de Herrell, o Novo México passa a ter duas representantes mulheres democratas e uma republicana na Câmara. Antes, os três representantes do estado eram do Partido Democrata.

"Meu compromisso com cada cidadão de nosso distrito é servir a cada um deles com integridade, enquanto trabalhamos juntos para reconstruir nossa economia e proteger os valores que tornam a América grande!?, disse Herrell.

Leger Fernandez também agradeceu no Twitter pelo apoio dos eleitores.


"Meu compromisso com cada cidadão de nosso distrito é servir a cada um deles com integridade, enquanto trabalhamos juntos para reconstruir nossa economia e proteger os valores que tornam a América grande!?, disse Herrell.

Além de escolher o presidente do país pelos próximos 4 anos, os estadunidenses também decidiram os ocupantes das cadeiras da Câmara e do Senado.

A Câmara de Deputados, que hoje é dominada pelos democratas, deve permanecer no controle do partido de Joe Biden. Já no Senado, o controle pode passar dos republicanos, que têm a maioria hoje, para os democratas.

Com informações do G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: